Buscando responder a pergunta "como é a cidade do futuro?", colocada pela Dutch Design Week, o escritório MVRDV e o think tank The Why Factory criaram um hotel multicolorido em forma de tetris em Eindhoven. O futuro guarda menos recursos, aumento da população e mudanças climáticas, aspectos que fazem os arquitetos do MVRDV acreditarem que o futuro exigirá uma qualidade importante: a flexibilidade.
A Dutch Design Week desafiou os designers e arquitetos a mudarem sua mentalidade para criar hipóteses futuristas onde a arquitetura e a ciência se cruzam. Os profissionais foram confrontados com a questão: como a arquitetura pode facilitar a vida em um mundo em rápida mudança e deterioração?
"Através de jogos e outras ferramentas, (W)ego explora processos de projeto participativo para modelar diferentes desejos e egos de cada residente da maneira mais justa possível", disse o co-fundador da MVRDV e embaixador da Dutch Design Week, Winy Maas.
A manifestação física de (W)ego na Dutch Design Week mostra nove habitações urbanas em uma possível configuração. Cada unidade tem sua própria personalidade para o usuário que a ocupa: uma porta, um espaço verde limão com rede e escadas, superfícies cor de rosa que se estendem por alguns andares, uma cobertura amarelo limão e um porão azul - mas as possibilidades colocadas pela proposta são infinitas. Durante o seu tempo em exibição, (W)ego conta com a projeção de um filme em um dos seus nove ambientes, detalhando a extensão de suas potenciais configurações.
À medida que o visitante entra em (W)ego, ele precisa se adaptar às necessidades espaciais dos outros ao impor seus próprios desejos espaciais. Em última instância, (W)ego levanta a questão: o que está acontecendo no espaço ao lado?
(W)ego permaneceu em exposição na Dutch Design Week 2017 ao longo do mês de outubro.